Offline
Estado restringe atividades na onda vermelha e classifica macrorregião de Barbacena em cenário desfavorável
06/06/2021 12:34 em Economia

Durante reunião na manhã desta quinta-feira (03) o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu aumentar as restrições em cinco macrorrregiões do estado: Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul, onde Barbacena está localizada. A medida é necessária porque as regiões estão em “cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia”.

A Secretaria de Estado da Saúde classificou as macrorregiões nestes cenários depois de análise minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas. “Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Segundo ele, o momento ainda é de incidência alta da covid-19 no estado.

Com essa classificação, os municípios são orientados a aumentar as medidas de restrição como proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais; proibição de academias, clubes e salões de beleza;
alimentação em bares e restaurantes limitados até 19h, após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão. As novas medidas valem a partir de domingo (06).

Segundo dados extraídos desta quinta-feira, extraídos às 7h50, 250 pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 aguardam por internação em leitos de UTI, em Minas Gerais.

O secretário de Saúde destacou que as medidas ainda mais restritivas na onda vermelha se somam à abertura de leitos, transferência de pacientes e às forças-tarefas que têm percorrido Minas Gerais, com monitoramento e orientações técnicas aos gestores locais para enfrentamento à pandemia.

 

Fonte: https://barbacenaonline.com.br

COMENTÁRIOS