Offline
Educação empreendedora: Sebrae e Ministério da Educação promovem webinar gratuito
17/06/2021 19:13 em Novidades

 

 

Com o objetivo de sensibilizar os educadores para a temática do empreendedorismo no ambiente escolar, o Sebrae e o Ministério da Educação (MEC) organizaram o webinar gratuito com o tema “Educação e Empreendedorismo”, que acontecerá no dia 24/06, a partir das 17h. Voltado para professores, educadores e gestores escolares, o evento será exibido ao público no canal do YouTube do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora - CER.

 

 

O webinar será comandado pelo palestrante Jorge Audy, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Idealizador do Tecnopuc, parque científico e tecnológico da universidade, o docente também é membro do Comitê Gestor do Sebrae. A iniciativa contará ainda com a presença do diretor de formação docente e valorização de profissionais da educação do MEC, Renato de Oliveira Brito, e do gerente nacional de educação empreendedora do Sebrae, Jânio Macedo.

 

 

“Após firmarmos um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação, em março, finalmente colocaremos em prática várias iniciativas de empreendedorismo voltadas para a educação formal. O nosso objetivo é disseminar, ao longo deste ano, diversas ações e conteúdos aprofundados no tema para profissionais da educação e estudantes”, explica a analista de cultura empreendedora do Sebrae, Thelmy Arruda de Rezende.

 

 

De acordo com ela, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sinaliza a forma como o empreendedorismo deve ser abordado na educação básica. “No ensino fundamental, por exemplo, ele aparece de forma transversal. Já no ensino médio é visto como eixo estruturante para a organização de itinerários formativos. Antes da BNCC, conteúdos e práticas de empreendedorismo tinham pouco destaque na organização dos currículos escolares.”, indica a analista.

 

 

 

Plano de carreira

 

Para Thelmy, as competências empreendedoras tornam-se indispensáveis para que os estudantes estejam mais preparados para pensar nos projetos de vida e de carreira. “Além disso, a visão empreendedora pode auxiliar os professores no dia a dia, orientando o planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, além de garantir o desenvolvimento de competências socioemocionais, técnicas a serem colocadas em prática, ajudando-os na reflexão sobre sua visão de futuro e alcance de seus objetivos pessoais e profissionais. Essas ferramentas podem ajudá-los a pensar e agir de forma organizada e planejada”, acrescenta.

 

 

Neste contexto, o Sebrae identificou a possibilidade e necessidade de trabalhar com os gestores da educação no Brasil, nos próximos meses, em parceria com o MEC e com outras organizações, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

 

 

SERVIÇO – Educação e Empreendedorismo

Tema: Educação Empreendedora

 

Data: 24/6

 

Horário: 17h (horário de Brasília)

 

Link do evento: canal do Youtube do CER Sebrae

 

 

 

Fonte: www.agenciasebrae.com.br

 

COMENTÁRIOS