Offline
Mais de cem escolas estaduais retomam atividades presenciais nesta segunda em MG
14/06/2021 19:27 em Novidades

 

Professores de 107 escolas estaduais voltam ao trabalho presencial nesta segunda-feira (14), segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

 

O retorno está autorizado em 62 municípios, localizados nas macrorregiões Triângulo do Norte e Vale do Aço, que estão na onda amarela do Minas Consciente, mas ocorre apenas em 37 cidades, cujas prefeituras "não apresentaram restrições". O número corresponde a 59% do total.

 

Nesta semana, somente profissionais da educação voltam às escolas. Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental podem retornar na próxima segunda-feira (21), mas a adesão às atividades presenciais não é obrigatória – as famílias têm autonomia para decidir.

 

A retomada só pode ocorrer nas regiões classificadas como onda amarela ou verde do programa Minas Consciente, e as aulas presenciais dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio permanecem suspensas.

 

A SEE-MG ainda não informou quantos trabalhadores retornaram às instituições de ensino nesta segunda-feira. Segundo a pasta, todas as escolas passaram por um checklist "criterioso" para a aplicação dos protocolos sanitários, "com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza".

 

A volta das atividades presenciais na rede estadual foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na última quinta-feira (10), após cerca de um ano e três meses de suspensão. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) é contra a decisão e vai recorrer.

 

De acordo com a coordenadora-geral do Sind-UTE, Denise Romano, as escolas do estado não têm condições de reabrir com segurança diante do atual cenário da pandemia. Até o momento, Minas Gerais confirmou 1.684.962 casos de Covid-19 e 43.154 mortes pela doença.

 

 

O protocolo prevê distanciamento de um metro e meio entre os alunos e uso obrigatório de máscara por estudantes e professores. As escolas devem disponibilizar sabonete líquido, álcool gel, máscaras reutilizáveis, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal. Não há limite de alunos por turma – o número deve variar conforme o espaço.

 

 

Fonte: g1.globo.com/mg

 

COMENTÁRIOS